- Área: 675 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Federico Cairoli
-
Fabricantes: Knauf, Plaka
Descrição enviada pela equipe de projeto. O SUM e o IFP estão localizados no Parque Industrial Sauce Viejo, na Província de Santa Fé, Argentina e constituem-se na primeira etapa da Área de Serviços Comuns. Eles foram projetados em torno de uma Praça de Acesso com uma grande escultura metálica, a fim de conformar a imagem institucional do Parque.
A estratégia de projeto consistiu em unificar ambos edifícios, de caráter muito diferente, segundo um único critério material, formal e de organização interna. Exteriormente são volumes prismáticos irregulares e escuros, já no seu interior são cheios de luz e cor. Em planta, um núcleo livre organiza a circulação e as distintas funções permitindo a subdivisão da planta em espaços de diferentes superfícies.
Os acabamentos interiores apresentam características muito distintas; enquanto o Instituto é um espaço altamente "despojado" como uma nave industrial preparada para receber atividades de formação; a Sala Multiuso foi projetada para receber ótimas condições lumínicas e acústicas a fim de acolher atividades institucionais e protocolares.
A obra foi construída integralmente a seco, com o objetivo de reduzir os custos e prazos. A estrutura metálica e os revestimentos exteriores são de chapa em cor cinza escuro e vidro duplo. As divisões interiores são feitas em placas de gesso acartonado.
Procurou-se otimizar os benefícios do ponto de vista energético, através da utilização de 10 cm de isolamento em todas as vedações e vidros duplos, fazendo parte de um estudo rigoroso de isolamento e aproveitamento da ventilação cruzada. Na adequação acústica da sala principal do SUM, foram aproveitados elementos acústicos tais como móbiles pendurados.